25.9.06

Jogos Modulares

Quantos jogos de cartas existem que usam somente um deck de 10 cartas em 5 naipes diferentes? (só olhando aqui na minha coleção vejo 7 com essa característica)
É facil de perceber que muitos dos jogos modernos acabam usando componentes semelhantes se a gente suprimir o tema.

Então a proposta desse primeiro post é apresentar alguns exemplos publicados que seguem o formato modular (aonde na caixa vem uma série de componentes e regras para vários jogos diferentes). Temos uma idéia 'open source' americana, um jogo antigo do Knizia publicado na Alemanha e uma novidade que vai ser lançada esse ano por Coreanos.

PiecePack

O Piecepack é criação de James Kyle, e você pode baixar todos os componentes e regras para um dos mais de 130 jogos que usam esse sistema lá no site deles. É um kit composto por 24 cartas, 24 tiles, dados e peões distribuído em 4 cores e simbolos diferentes; e usando esses elementos a comunidade cria jogos e temas diversos (no momento são +130 jogos, que usam um ou dois kits). Pra impulsionar ainda mais o processo de criação, existem campeonatos de design com premiação pros melhores jogos. Vale conferir - o site deles é: http://www.piecepack.org/.

A imagem à esquerda é de uma monatgem caseira em madeira, feita pelo maka no boardgamegeek.com.

Porém o sistema ainda não vingou entre a comunidade gamer, o jogo tem 50 pessoas dando notas e pouco mais de 100 indicando que o possuem segundo o boardgamegeek.

Os maiores problemas enfrentados pelo sistema são a irregularidade na qualidade dos jogos (pouqíssimos bons soterrados por uma infinidade de regras medíocres), a falta de marketing e de apelo que um "tema de verdade" traz ao jogo, mesmo se levarmos em consideração que muitos dos modernos mais famosos possuem um tema muito mal colado sob a estrutura abstrata.


New Games in Old Rome

Esse é o filé mignon da nossa série - em uma única caixa o Reiner Knizia conseguiu colocar 14 jogos completos. Obviamente todos são fillers, mas mesmo assim com qualidade suficiente pra inclusive serem re-publicados sozinhos com outro nome.

A caixa vem com 4 mini-tabuleiros dupla face, peões grandes e pequenos pra todos os jogadores, um deck de cartas e marcadores de dinheiro. Todos os jogos tem a Roma antiga como tema, dividida em períodos. São eles:

- The Wheel of History: posteriormente melhorado e re-lançado como o Tutanchamun
- Caesar: jogo de tile placing
- Seven Hills of Rome: um jogo de cartas pra 2, semelhante ao Schotten-Totten
- Mercator: jogo leve usando a mecânica básica de outro sucesso - o Medici
- Imperium: Joguinho de controle de área. Republicado na caixa Rome da GMT.
- Senator: uma versão do clássico Labirinth.
- Circus Maximus: corrida de bigas pra 2-5 jogadores! Republicado na caixa Rome.
- Consul: jogo de memória com uns elementos especiais
- Hannibal vs. Rome: um jogo de guerra pra 2, usando cartas pra movimentação e combate. Outro que foi republicado na caixa Rome.
- Praetorean: jogo de mercado, compras e vendas.
- Proconsul: pura negociação.
- Spartacus: jogo de vazas semelhante ao Ohio.
- Tribunal: mas negociação (eba!)
- Catline Conspiracy: um Detetive simplificado

Enquanto nenhum dessa série é sensacional, ela tem um valor agregado bem interessante (quanto vc pagaria por 14 fillers que podem ser jogados de 2 a 7 pessoas?) e mostra o potencial da idéia nas mãos de uma máquina de criar jogos que é o Reiner Knizia.


Brettform 640

A mais geniosa e esquisita das idéias não poderia vir de outro lugar que não fosse a Coréia. As informações são pouqíssimas, minha única fonte é o boardgamenews.com, e provavelmente depois da feira de Essen vamos ter mais informações e algumas fotos pra comentar. Reproduzo então o pouco que li:

A empresa e seu jogo básico tem o mesmo nome - Brettform 640. Nele você primeiro compra uma 'caixa incial' e em seguida pode comprar 'expansões', que vem com partes únicas pra se jogar algo específico.

Alguns exemplos das expansões já planejadas:

- Pueblo (isso, o mesmo jogo do Kramer!)
- Dudo (uma variação do Liar's Dice / Perudo / Bluff)
- Sudoku (como quebra-cabeça solitário)
- Orapa Mine (um jogo de dedução usando peças de Tangram)

A caixa básica vem com jogos tradicionais como xadrez, damas e gamão.

Já pensou se essa idéia pega!?

7 comentários:

Anônimo disse...

Essas seriam soluçoes legais pro mercado brasileiro (em termos de custo).

Anônimo disse...

O negócio parece bom demais, mas como se compra um trem desses?

Anônimo disse...

Tola
Nota Dez com louvor para seu blog. Agora to morando em Bento Gonçalves. A galera de Porto continua alucianda sob a gestão de Dom Bira. Esperamos voce aqui um dia. Minha casa está a sua disposição.
heraldo

Fabio Tola disse...

Eespondo as perguntas do New Games in Old Rome:
O jogo é raro e caro (pelo menos 70 euros). Mas o maior problema é queo livro de regras que vem com o jogo está em alemão e as regras traduzidas não podem ser publicadas no BGG. Uma editora britânica lançou esse livrinho de regras em inglês, incluindo regras pra jogos extras e mais variantes criadas pelo próprio Knizia. Mas o livro tb esgotou e está impossível de encontrar :-(

Anônimo disse...

Pena que não dá para comprar mais o jogo, nem o livro, mas será que você sabe o nome do tal livro, assim pelo menos temos alguma chance.
Valeu pelo Blog Tola.
Até mais,
Tiago Bueno

Fabio Tola disse...

Tiago,

o livro tem o mesmo nome do jogo - New Games in Old Rome, e teve uma tiragem bastante limitada.

Mas se vc procurar lá no BGG, pode encontrar alguém disposto a negociar ou xerocar, já que ele está fora de catálogo.

Anônimo disse...

Now, we're giving some modifications to our last prototype of brettform 640 in '06 Essen. We're looking forward to release it in early next year.

If anybody, any boardgame designers are interested in the project, feel free to contact me, author of brettform line. Actually, I can't read the Spanish above at all, while I'm very curious about the debate. Would you please?

gutenberg@brettform.com

Please visit our website to find more about brettform.