19.9.06

Klaus Teuber


Mais pra testar do que realmente um primeiro post, segue a biografia do Klaus Teuber, que escrevi recentemente lá na Ludopédia:

Criador de jogos alemão, nascido em 1956, teve mais de 70 jogos publicados nos últimos 20 anos, entre eles um dos maiores sucessos de venda dos tabuleiros modernos – o Settlers of Catan (conhecido em português como Desbravadores de Catan).

Mesmo sendo o autor mais conceituado no seu país durante o início dos anos 90, trabalhou como técnico dentário até a sua aposentadoria em 1999 (o mesmo negócio de seu pai) e é sócio de duas empresas de jogos: a TM Spiele (posteriormente comprada pela Kosmos) e a Catan GmbH (que cuida de produtos da marca Catan).

Suas criações tem como características principais serem jogos bastante acessíveis e voltados para o público família, e segundo o autor quase sempre nascem a partir de uma história que ele gostaria de contar ao seu público.

Seu primeiro jogo foi o Barbarossa, publicado quano o autor já tinha 36 anos e acabou ganhando o prêmio Spiel des Jahres de 1988 graças ao uso de ‘massinhade modelar’ de um modo inovador e mais estratégico do que os simples party games da época.

Obteve alguns outros grandes sucessos – como o Adel Verpflichtet, que ganhou o Spiel des Jahres e o DSP em 1990 (e foi um dos primeiros jogos alemães a seres trazidos aos EUA pela Avalon Hill), e o Drunter & Drüber que ganhou o SdJ do ano seguinte.

Mesmo após ter ganhado o SdJ em dois anos consecutivos, o seu jogo de maior sucesso ainda estava por vir e extrapolou todas as escalas e espectativas para o mercado. O jogo Settlers of Catan ganhou o SdJ de 1995 e impusionou o mercado de jogos alemães para outros países da europa e américa.

Em 1997 o autor assinou a exclusividade de criação com a editora Kosmos, lançando atualmente jogos relacionados à linha Catan como o Elasund (aonde os jogadores disputam influência ao contruir na primeira cidade da ilha) e o cenário histórico ‘Fight for Rome’.

Nenhum comentário: