25.7.08

Mas.... Isso dá Jogo?

"Tudo dá pra fazer jogo..." pode até parecer alguma frase do Huizinga, mas na verdade essa tem sido nossa filosofia nesses últimos meses. Junto com um amigo estamos realizando uma consultoria na área de jogos empresarias e criando uma série de jogos sobre assunto específicos na Setec.

Os jogos já criados e em desenvolvimento ou playteste na empresa até agora são dos assuntos mais variados: Seis Sigma, Lean, Tipos de Chefias, CIPA, Estratégias de Vendas, Value Stream Mapping e 5S.

Todo o processo de consultoria tem sido espetacular em muitos aspectos:

- Estamos aprendendo um bocado sobre todas essas metodologias, filosofias e estratégias corporativas. Desde simples briefings até aulas completas com consultores bastante experientes no assunto. Antigamente eu passava batido na seção de administração das livrarias e agora já os vejo (e compro!) com uma novamentalidade. Já já ganhamos nosso green belt de tanto que estudamos seis sigma :-)

- Criar jogos nas mais diversas condições possíveis; o próprio Knizia já dizia que o game design pode começar por três por três pontos possíveis: a partir de um tema, de uma mecânica ou dos componentes / elementos exigidos pelo publisher. Já recebemos tarefas a partir de cada um desses pontos e também tivemos liberdade para escolher um como partida. Exercício de design no estilo Iron Chef com a qual ganhamos uma baita experiência com o processo. Nada de passar semanas e mais semanas com designs que seriam impossíveis de produzir ou comercializar - agora até o final de um dia de trabalho temos como meta apresentar o rascunho do jogo e na maioria das vezes já temos até protótipo pronto!

- Impressionar um bocado de psicólogos e engenheiros já acostumados com jogos empresariais e dinâmicas de grupo usando a filosofia dos Eurogames. Minha impressão é que mutia gente desse meio conhece pouco de jogos de tabuleiro, principalmente as idéias mais modernas. Então muito do que se vê são jogos de caminho (tipo Jogo da Vida) ou de perguntas e respostas. E pior, deixam de lado ítens essencias como dinamismo, balanço e diversão (se é que um jogo de treinamento pode mesmo ser lúdico).

E quais desses jogos serviriam pra uma mesa de gamers mais experientes? Poucos até o momento; os jogos são bastante simples, rápidos e tem alguns objetivos bem específicos. Um ou outro mecanismo pode (e será) explorado em algum jogo mais lúdico. Mas nossa maior meta no futuro é criar jogos realmente estratégicos e desafiadores sobre o assunto.

E vamos indo! Espero ter um monte de novidades esse semestre.

5 comentários:

VINCE VADER disse...

O desafio é bom e o resultado tem saído melhor ainda! Acho que esse tipo de "prova" serve pra compravar que, realmente, tudo pode virar jogo.

Vamo que vamo, Fabião!

Cacá disse...

Essa idéia é foda, acho que pra quem gosta de criação é um exercício formidável...

Eu tenho quebrado a cabeça com dois projetos justamente por não objetivar a partir de um ponto...

abraços... http://eaitemjogo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pow, legal isso...às vezes precisamos dar treinamento pra galera, bom saber q tem esses jogos

Anônimo disse...

Tola,

Depois comenta mais sobre este tema. Estou tentando abrir as portas da Petrobras pra isso.
Estou vendo a possibilidade do ECOnomia junto a área de Desenvolvimento sustentável.
Não é muito fácil vender a idéia.

Eva Campo disse...

Fábio, você pode enviar este modelo de atividade para o nosso grupo de estudos? É que temos uma esquisa em andamento sobre somilãções não computacionais e gostaríamos de ver o seu material..
eva.mcampos@gmail.com
Att
Profa Eva Campos