10.8.08

Partidas

Julho foi um mês legal - férias escolares, arrumei tempo pra ir numas jogas de sexta à noite e visitar outro amigo que está desenvolvendo comigo. Pouco espaço pra novidades, não aprendi nada novo (exceto o TTT:S), mas apresentei os meus favoritos pra muita gente. Talvez por isso tenha um bocado de jogos com notas altas na lista.

Acquire
Duas partidas com 3 e 4 participantes. Partidas em 3 são melhores do que as de costume, já que o controle acionário pode ser bem observado e qualquer tentativa de especulação dá pra ser lida e respondida pelos outros jogadores. Jogo simplesmente fantástico, mostra a genialidade do Sid Sackson ao bolar essa pérola do mercado de ações e especulação na década de 60 e sem nenhuma referência prévia. Baseou-se nas grandes fusões de hotéis americanos e mal podia imaginar como a prática se tornaria comum nas décadas por vir.
Nota: 9,5 Média BGG: 7,57

Notre Dame
Uma partida pra ensinar os monitores da Ludus. Notei que o jogo perdeu um bocado do seu brilho - nessa linha de planejamento para se evitar catástrofe, o Year of the Dragon apresenta opções de jogadas mais interessantes (que freqüentemente são obvias no Notre Dame) e um tiquinho a mais de interação. Ainda assim é um bom jogo com seus mecanismos de card-drafting e alocação de trabalhadores muito bem sacados.
Nota: 7,5 Média BGG: 7,66


Marracash
É Dorra! Um excelente jogo de leilão, avaliação e tática - cada participante pode leiloar lojas no mercado de Marrakech ou mover turistas que andam pela cidade e geram receita para os jogadores. E ganhar uma comissão em ambos os casos. Ideal pra se jogar com um sotaque de mercador árabe. Ao invés de entrar com 3 turistas em cada grupo, usamos a regra que permite ao jogador da vez escolher entre 2 e 4, acelerando muito o jogo (já que não vimos vantagem em enviar pouca gente).
Nota: 8,00 Média BGG: 6,93


Indonesia
Promessas são feitas para serem quebradas? Depois da minha última partida desse jogo, uns 2 anos atrás, eu prometi que ele não veria mais mesa usando o tabuleiro convencional - que deixa a jogabilidade bastante comprometida. Um jogo excelente e longo de empresas mas que fica bastante prejudicado pela produção gráfica e burocracia nos mecanismos. Quem sabe uma alma de designer caridosa não encara essa tarefa?
Nota: 8,00 Média BGG: 7,78

Imperial
Também conhecido como 18antike, um jogo de empresas com disputas acionárias que usa uma temática da primeira guerra mundial. Acho que o uso do Rondel nesse jogo é ainda mais significativo do que no Antike, a posição de cada jogador ali é bastante importante assim como as opções de ações disponíveis e a velocidade com que os pininhos estão se deslocando. Só o endgame parece meio resolvido com pontuação é aberta a todos.
Nota: 8,50 Média BGG: 7,90

Ticket to Ride: Switzerland
Sem dúvida minha expansão favorita para a série - o mapa curto para 3 jogadores é bastante desafiador, a competição é direta entre todos (leia-se: dá pra ferrar muito o oponente), os tickets novos são bem versáteis pra compensar as ferradas e a regra das locomotivas dá um valor completamente novo para essas cartas. Jogão!
Nota: 9,00 Média BGG: 7,71


Game of Thrones CCG x2
Nota: 7,50 Média BGG: 7,18
Call of Cthulhu CCG
Nota: 7,00 Média BGG: 7,26
Estudando um pouco de CCGs com o colega Vince, pegamos dois kits básicos para iniciantes - cada kit além de regras e fichas contém decks pré-construídos para 2 jogadores. Ambos fogem um bocado da estrutura de jogo do Magic e permitem conflitos em diferentes 'arenas' de forma similar ao Legend of 5 Rings CCG. Pessoalmente o GoT me pareceu mais interessante, principalmente pela temática já que sou fã da série de livros.

Dungeon Twister Um bocado analítico, meio que uma mistura de xadrez com o clássico (e caótico) wiz-war. Esse é um dos que precisa-se jogar muito mais pra pegar as nuances de cada personagem e criar uns combos / estratégias bem espertas. Pérola para dois...
Nota:7,00 Média BGG: 7,00

BattleLore
Jogamos um tutorial de aprendizado - três cenários sendo um deles básico, só com unidades comuns, outro com magia e o último criando seu próprio conselho de magos. Ainda me falta jogar muito e com gente experiente pra poder afirmar que ele é um jogão estratégico - pois existem um bocado de opções que passam despercebidas ao jogador casual, mas com ambos participantes do mesmo nível seria a sorte um fator alto demais? Independente disso, as partidas são bem prazerozas e o jogo casual é excepcional. O potencial da expansões também ainda não se revelou infelizmente....
Nota: 8,7 Média BGG: 7,92


Quero Muito Conhecer: Kingsburg, Colosseum, Starcraft
Estou Comprando: Tribune, Wealth of Nations, Neuland, Agrícola
Últimas Compras: 1960, Blackbeard, Metropolys

Como sempre, imagens emprestadas do site boardgamegeek.com.

Nenhum comentário: