4.10.06

Jogos do mês - Setemebro

Pra quem não sabe, eu gosto de fazer um resumão das coisas de joguei ao fim de cada mês, pra pensar de 'cabeça fria' novamente sobre aqueles jogos, mudar a nota se necessário e escrever um par de linhas sobre ele. Posto isso normalmente lá na BG-BR, mas ela pode ficar meio apagada frente aquele mundaréu de informação e muitos não assinam a lista. Então segue o texto na íntegra:

Um mês bastante animado: 41 partidas de 29 jogos diferentes, sem contar os protótipos. Chamem isso de vingança por não ter jogado quase nada na época da FPT.

Como ficou muito grande - ordenei eles por ordem de notas minhas no BGG. Segue então a lista:


Caylus - 1 partida
Já pode ser considerado clássico, e tomou no lugar no Puerto Rico no 'jogo básico' do gênero. Agora ao invés de ouvir com frequência o 'vamos jogar PR!!', virou 'vamos jogar Caylus!!'. Uma partida interessante e rápida em 3, aonde um jogador insistia em passar bem cedo e deixar os outros limitados com ações mais caras.
nota: 9.0

Indonesia - 1 partida
Puxa, como que queria entender um pouco de administração pra poder escrever mais tecnicamente sobre esse jogão de negócios, aonde vc compra companhias diversas e as expande na região da Indonésia. Tem um tanto de logística (mais óbvia e um pouco burocrática) e outro de avaliação de negócios (já que é possível vender e dar 'merges' e os acionistas recebem a bolada). Infelizmente os componentes deixam um bocado a desejar em praticidade.
nota: 9.0

Was Sticht? - 1 partida
Um dia o Karl-Heinz Schmiel acordou e disse "bah, bridge é muito chato, vou inventar um
jogo de vazas diferente". E saiu com esse jogão, aonde você precisa usar um tiquinho de engenharia reversa pra descobrir quais são os trunfos e ainda pode escolher com que cartas vai jogar!
nota: 9.0

Antike - 4 partidas
E aparentemente quatro partidas foram poucas, já que eu todo lugar que eu aparecia sempre tinha alguém perguntando "e aí, trouxe o antike, vamos jogar?". Matou a fome bélica de muitos.
nota: 8.6

Thurn and Taxis - 1 partida
Começando a ensinar o T&T por aqui - não é nada incrível e tem interação quase zero, mas ainda muito gostoso de se jogar.
nota: 8.5

Liberté - 1 partida
Depois da experiência agradável com 3 jogadores e ter feito propaganda na lista, tive chance de jogar novamente em 6. Melhor ainda em termos estratégicos, mesmo perdendo um pouco de controle. Boa parte do jogo vc tenta definir quem vai apoiar o seu partido, controlar esses resultados, e faz uma contabilidade chatinha pras parciais. Ótimas idéias mostram que Martin
Wallace é o cara! O mapa ruim já tem uma versão 'caseira' disponível no BGG (link).
nota: 8.5

Marracash - 1 partida
Dorra! Dorra! Antigão legal, já comentado nessa lista do mês pelo menos umas duas vezes.
nota: 8.5

Railroad Tycoon - 1 partida
Sempre reclamo que o Martin Wallace tinha idéias geniais mas produção falha, faltava uma mão melhor do que a Warfrog para desenvolver seus jogos. O Railroad Tycoon é simplificação/popularização de um dos meus favoritos, o Age of Steam, publicado pela Eagle Games. Exceto pelo tabuleiro gigantesco que quase arruina a jogabilidade, todo o resto está muito bem amarrado e agradou bastante.
nota: 8.5

Ticket to Ride - Märklin Edition - 1 partida
O melhor da série, mantem toda a jogabilidade do básico e ao mesmo tempo abre um leque novo de opções para pontuação no mapa mais assimétrico.
nota: 8.1

Die Sieben Siegel - 1 partida
O jogo do 'Steven Segal' já é clássico por aqui, um jogo de vazas com contrato simplificado e um 'papel' especial. E é Dorra, Dorra!!!
nota: 8.0

Drahtseilakt - 1 partida
Não é bem um jogo de vazas (o melhor termo seria vazas-simultâneas), mas é outro favorito entre os apreciadores de baralho. E eu me incluo aí. Lembra um Landunter melhorado.
nota: 8.0

Canal Mania - 1 partida
Esse é um que eu tinha altíssimas expectativas, mas acabou sendo 'só' um jogo bom com pitada de Age of Steam, mas mutio mais simples. Foi uma partida experimental em 3, e preciso de mais pra dar uma opinião definitiva.
nota: 8.0

Tower of Babel - 1 partida
Um bom Knizia, o jogo aonde 'todo mundo ganha algo', conforme já resenhei por aqui no passado.
nota: 8.0

Dr. Jekyll & Mr. Hyde - 1 partida
Jogo de vazas complicado - não nas regras, mas que depende muito da capacidade de pseudo-comunicação e dedução dos parceiros. Sem isso, ele cai bem estranho, e acaba sendo muito trabalho pra jogar algo que seria quase um filler. E o fiasco da partida Pedro/Lu x Tola/Fura me traumatizou!
nota: 8.0

Shadows over Camelot - 1 partida
Uma partida atípica em 6, todo mundo meio cansado e confuso, uns experientes outros novatos, pessimistas e otimistas. Pra balancear uma outra partida excelente que tive com novatos umas semanas antes. Ah, e perdemos ambas. (o Girbin foi traidor na primeira, a Érica na segunda)
nota: 7.5

Tempus - 4 partidas
Enquanto as partidas começam bem legais - o jogo tem apresentado um último terço frustrante: kingmaking frequente, problemas pra se alcançar o líder e sempre o último a começar acaba num lugar zicado. Cada vez desencanto mais, ao mesmo tempo com que todo mundo que o experimentam pela primeira vez adoram e saem animadíssimos.
nota: 7.5

Reef Encounter - 1 partida
Esse é um que ainda não digeri direito, joga-se bem, tem tudo muito amarradinho, mas ainda não me agradou em termos de jogabilidade / opções do que fazer. Por exemplo - nos jogos do Spielbyweb ele é o meu menos favorito de fazer turno. Essa partida 'ao vivo', ensinando um pessoal, que reacendeu meu interesse pra jogar por lá no SbW.
nota: 7.5

Formula Dé - 1 partida
Clássico da fórmula um!! Não nas melhores condições, só pra matar saudades mesmo - uma partidinha em 2 jogadores, cada um do dois carros, no circuito da Alemanha, regras avancadíssimas...
nota: 7.5

Hey! That's My Fish! - 1 partida
Filler de 15 minutos, muito legal mas em 4 é cruel demais!
nota: 7.5

Il Principe - 1 partida
Salada mista usando mecânicas de monte de jogos diferentes. Um pouco de tudo, poderes, controle de área, administração de cartas. Foi legal, mas não impressionou, talvez por ter sido com só 3 pessoas.
nota: 7.0

Circus Flohcati - 3 partidas
O jogo das pulgas do Knizia. Outro filler favorito do pessoal.
nota: 7.0

Marco Polo Expedition -1 partida
De vez em quando é legal desenterrar um joguinho que não vê mesa faz tempo, nesse caso é a corrida que camelos, num jogo de cartas que abusa na produção, com tabuleiro e caixa maiores do que deviam.
nota: 7.0

Magna Grecia - 1 partida
O que esperar quando o Colovini e Schacht fazem um jogo juntos? Ambos são experts em abstração, e esse não poderia ser diferente. É um La Strada grandão e complicado, que aparentemente ampliou os problemas deste.
nota: 7.0

Tichu -1 partida
Pre ensinar uns novatos, engraçado ver gente que joga vazas com baralho comum (tipo Napoleão, Bridge) descobrindo o mundo do Tichúúúú.
nota: 7.0

Waldmeister - 1 partida
Um dos primeiros jogos criados pelo Seyfarth, com um tema bastante interessante (administrando reservas ecologicamente sustentáveis, plantando mudas, atraíndo a fauna, combatendo a poluição e ganhando lucro com isso). É visualmene parecido com o PR, mas só isso. Não ter cartas em inglês incomodou muito.
nota: 6.5

Funny Friends: 2 partidas
Outro que está 'sob obsevação'. Ele é conceitualmente fantástico, mas sofre um pouco na prática. Minha partida em três foi ótima, mas com 6 ele arrastou muito. Mas ambas foram hilárias. E leiam a FAQ antes de jogar!!!
nota: 6.5

Leilão de Imóveis - 1 partidas
Minha primeira vez jogando esse 'remake', é bem a cara dos jogos do Alex Randolph e dá pra sentir a idade do jogo. Mesmo sendo um pouco cruel demais, ainda está de bom tamanho pra prateleira das lojas de brinquedos nacionais. E na nossa ganhou o único que não estava 'falido'!!!
nota: 6.5

Elasund: The First City of Catan - 1 partida
Ainda não convenceu :-(
nota: 6.5

Oasis - 1 partida
Essa saiu depois de uma discórida entre eu e Lu, se o jogo era bom ou não. Como juízes tivemos o Flávio Fura e Rivaben, tentando conferir se ele tem mesmo uma mecânica interessante mas quebrada.
nota: 6.5

Hispaniola -1 partida
Um jogo de vazas do Schatch, com uma proposta curiosa: cada vaza feita permite que você coloque um pirata na ilha daquela cor. Aí pontuam-se as ilhas. Varia um pouco pois as últimas vazas feitas vales mais, já que vc 'empurra' os piratas de quem fez vaza antes pra fora da ilha, deixando os caras náufragos e dando prejuizo pro seu dono.
nota: 6.0

ufa...

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Tola... acho que você deve dar mais chances ao Elasund... aqui no Rio ele tá começando a fazer sucesso, e é um jogo bem bacana... ainda não jogamos ele com 4, mas com 2 e com 3 tem tido partidas muito boas...

soledade disse...

Grande lista para um mês só hã!! :)

O Caylus acho muito chato, demasiado tempo. Não sei como é que vcs conseguem partidas rápidas. Nós já jogámos umas tantas vezes e o jogo prolonga-se indefinidamente até alguém, normalmente eu, perder a paciência e começar a rolar o gordinho pelo tabuleiro fora...

O Liberté é, para mim uma obra prima. Acredito que o tabuleiro não seja o melhor mas, no resto, tudo o resto, é primoroso. jogabilidade, interacção, disputa pela vitória até ao final, enfim, sou fã e, como tu dirias, Martin Wallace é o "gajo".

Thurn un d Taxis não tem interacção e é óptimo para agarrar novos jogadores. Mas é só um joguito de família, comparando com o P Rico.

Os outros jogos não comento. Não conheço. Ainda. :)

Abraço
Paulo